Julian Charrière é um artista franco-suíço. Nasceu em 1987, em Morges, na Suíça e vive em Berlim, na Alemanha.
O trabalho de Charrière, baseado na sua investigação, vai da fotografia, performance, intervenção e escultura. O seu trabalho artístico inclui trabalhar em locais remotos, com identidades geofísicas extremas, como vulcões, campos de gelo e locais radioativos, onde investiga a relação entre a civilização humana e a paisagem natural.
Charrière estudou com o artista Olafur Eliasson no seu Instituto para Experimentos Espaciais, na Faculdade de Belas-Artes de Berlim. Expôs o seu trabalho em museus e instituições de todo o mundo, incluindo o Musée des Beaux-Arts de Lausanne, na Suíça; o Centre Culturel Suisse em Paris; a Haus der Kulturen der Welt, em Berlim; o Kunsthalle Wien, em Viene, a Neue Nationalgalerie, em Berlim; o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, a Bienal Kochi-Muziris, na Índia; a 12ª Bienal de Lyon, em França e a 57ª Bienal de Veneza.
Julian Charrière recebeu vários prémios e residências. Entre outros, o Kaiserring Stipendium für junge Kunst, em 2016, e o Prémio Kiefer-Hablitzel, em 2013 e 2015.
Em 2018, Charrière começa uma colaboração com a La Prairie. A marca suíça de cuidados da pele de luxo patrocina o seu filme, “Towards No Earthly Pole”, gravado durantes as suas expedições às paisagens de gelo das regiões do Ártico e da Suíça. O filme será exibido na próxima exposição do artista, inaugurada em outubro de 2018, no MASI Museo d’Arte della Svizzera Italiana, em Lugano, na Suíça. Com a La Prairie, Charrière vai apresentar material exclusivo das suas expedições, incluindo filmagens dos bastidores. As imagens vão destacar uma paisagem imponente que de outra forma permaneceria desconhecida: uma interpretação poética do “poder da luz”. A colaboração será apresentada na Art Basel Hong Kong em março de 2018, onde Julian Charrière vai montar uma instalação especial na sala dos colecionadores da La Prairie.